terça-feira, 25 de maio de 2021

Meu Extrato de Própolis

Eu normalmente não faço coleta de nada das colônias, elas tem muito trabalho para juntar e fazer tudo, então é melhor deixar pra elas, mas com os ataques de Abelha Limão sobram muitos itens de uso delas, como Mel, cera, própolis, pólen, normalmente eu devolvo para para elas em outras colmeias, mas flanando aqui e ali pela internet, e aproveitando um própolis excedente, resolvi fazer extrato de própolis para o consumo próprio, consegui determinar minha própria receita.

O própolis comercial deve ter um percentual mínimo de 11% de própolis, que normalmente é de Apis. O meu Estou fazendo com 40% de própolis de Jatai.

As receitas que vi indicam o uso de álcool 92 %, eu uso cachaça que tem 39 % de álcool e funcionou muito bem na extração do própolis.

Coloquei em um pote de vidro de 340 ml, 120 g de própolis de Jatai e completei com cachaça até mais ou menos 300 ml do pote, tem que deixar um espaço com ar para poder agitar a mistura pelo menos uma  vez por dia no começo, e depois sempre que lembrar dele. Deixe o pote sempre protegido da luz.

Com 60 dias "curtindo" o própolis coloquei uma colher de café de açafrão em pó e deixei curtir mais 20 dias.

Coei com uma peneirinha bem fina, adicionei uma colher de café de mel de Jatai para cada frasco, e coloquei nestes frascos de 30 ml com conta gotas que comprei na Casa do Mel por R$ 4,35 cada.


Eu tinha feito um teste anterior com álcool 92 %, mas este com cachaça ficou bem mais agradável, uso 10 gotas por dia.

Ao que dizem o própolis tem qualidades antimicrobianas, antifúngicas, antiprotozoários, antivirais e anti inflamatórias, some a isso o Açafrão e o mel e eu acho que vou virar um imortal. Brincadeiras a parte, o senso comum e a ciência levam muito em consideração o potencial medicinal do Própolis, é algo que deve ser muito explorado ainda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário