terça-feira, 2 de julho de 2019

Jataí (Tetragonisca angustula)

Quando se pensa em Abelha Nativa logo vem a cabeça a figura da Jataí, é a mais comum em minha região. Aí você olha o tamanho dela e o corpo de "Fakir" e pensa:
- "Tadinha dela!!"
Mas vá!!!! É a abelha mais invocada de todas, pensa num bicho bravo e territorialista. Outro dia deram uma piaba nas Mandaguaris por causa do alimentador que elas estão com medo até hoje.
Deixei duas caixas de Jatai muito perto e elas se esbofetearam também.

A Abelha


É uma abelha pequena de corpo esguio, alcança no máximo 5 mm de comprimento, tem os olhos esverdeados, o corpo tem tons marrons amarelados e a corbícula é bem avantajada e escura.
Em minha opinião é a mais fácil de identificar.


Há uma variação genética da Tetragonisca angustula, a Tetragonisca fiebrigi tem o mesmo tamanho e somente o padrão de cor é mais amarelado e o abdome é mais largo.
Abaixo mais uma foto que ilustra bem a diferença.



A Rainha Jatai durante a transferência da Isca PET, estava muito "pistola".

O tubo de Entrada


O tubo de entrada mede cerca de 2 cm de comprimento por  0,6 cm de diâmetro, é feito de cera e normalmente é fechado durante a noite.

O Ninho


As operárias constroem vários favos de cria (ou discos de cria) horizontais no centro do ninho. Esta câmara de cria é cercada por camadas de cera, chamado de invólucro, o que ajuda a manter um clima constante na câmara de incubação e no entorno deste invólucro são construídos potes de alimento com mel ou polem.
As rainhas são "Produzidas" em células reais (Realeiras), que são células de cria diferenciadas no tamanho (maiores) que recebem mais alimento e que já contem uma princesa se formando desde o inicio.
 
Riscos
A Jatai está em situação confortável, ela é muito adaptável e se espalha por praticamente todo o Brasil.
Os maiores riscos que elas correm são por ataques de Abelha Limão (Lestrimelitta limao), invasão de outras Jatais ou por infestação de Forídeos.

Voltar para Que Abelha é Essa?




Um comentário: