sexta-feira, 5 de julho de 2019

Irapuá ou Arapuá (Trigona spinipes)

Também é conhecida pelos nomes de abelha-irapuá, abelha-irapuã, arapuá, arapuã, aripuá, irapuá, arapica, arapu, axupé, caapuã, cabapuã.
É da turma das abelhinhas pretinhas e não possui ferrão, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das pessoas. Isso acontece porque seu corpo está normalmente coberto por resinas de árvores como o pinus ou o eucalipto por isso é conhecida também como "Enrola Cabelo". Quando se sentem ameaçadas, essas abelhas procuram penetrar orifícios dos agressores, como as orelhas e narinas de animais mamíferos, inclusive de seres humanos.


A Abelha






A Irapuá mede de 6 a 7 mm, é negra e tem as asas fumadas com as pernas das corbículas amarronzadas (é o seu principal diferencial).


Com quem ela se parece




É da turma das abelhas pretinhas.
O Ninho




O ninho da Irapuã é globoso, com meio metro de diâmetro e coloração marrom, construído entre os galhos das árvores. A entrada é ampla e oval com lamelas internas de cerume. Em seu interior destaca-se a presença de uma consistente massa composta de materiais diversos, como restos de casulos, madeira apodrecida, excrementos e resinas. Para obter as resinas, a Irapuá corta os tecidos vegetais com suas mandíbulas, que são bem desenvolvidas, e recolhe as substâncias que extravasam das plantas.
Internamente ele tem a mesma estrutura das outras abelhas nativas com potes de alimento e discos de cria.
Devido as características do ninho as Arapuas não podem ser criadas em Caixas.
As rainhas são "Produzidas" em células reais (Realeiras), que são células de cria diferenciadas no tamanho (maiores) que recebem mais alimento e que já contem uma princesa se formando desde o inicio.

31/07/2020 - O ninho que fotografei no centro da cidade de Maringá-PR:



Manejo
As Irapuás são consideradas pragas por muitos pois atacam vairas frutíferas como o Maracujá, Jaboticaba, caju, manga, banana e goiaba pois como citado anteriormente, para obter resina a arapua corta flores e frutos destas culturas.
Mas fora isto elas são importantes polinizadoras e como toda abelha nativa goza da proteção da lei.
Por não ser possível criar em caixas os sabores do mel da Irapuã ficam somente na imaginação, já que é proibido manejar os ninhos já que são todos silvestres e fechados. Não é mesmo?

Voltar para Que Abelha é Essa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário