sexta-feira, 22 de março de 2019

No princípio...

Maringá/PR, 22 de Março de 2019.


No princípio tudo eram trevas, eu retirava o tubo de entrada das Jatais para "pescar" aranhas e dava raquetadas nas abelhas solitárias achando que eram varejeiras, eram as trevas da ignorância.
Então veio a luz, eu sempre tive um viés conservacionista e ecologista, tentei cursar Biologia mas o curso era integral e não tive como conciliar, mas mesmo assim me considero um biólogo por amor (como se pode ver no Blog da Chacara Recanto das Pedras).
As Abelhas Nativas merecem um capitulo a parte em minha vida pois quando eu era pequeno (e isso já faz tempo) na casa de minha mãe havia uma colonia de Jatais no muro e aquilo sempre me  encantou muito, elas eram minhas amigas (apesar de eu retirar a cera... trevas, trevas...) e esta colonia perdurou por cerca de 30 anos.
A quase 10 anos moro em uma chácara na periferia da cidade (a do blog acima) e aqui há varias colonias nos muros e paredes, tem Jatai, Iraí, Tubuna, Arapuá, Mirins e APIs, e certa vez (em 2015) flanando pela Internet vi uma dica de Isca PET para capturar enxames de abelhas nativas e resolvi testar, e não é que deu certo. Comprei minha primeira caixa para a qual transferi a colonia e tudo deu certo, ai o negocio ficou em stand by até 2017 quando atendi o chamado das abelhas e cai de cabeça no assunto.
Apesar de as Abelhas Nativas serem muito adaptáveis, elas estão sendo muito maltratadas devido a degradação de seu habitat (as matas) e pelo uso de defensivos em larga escala, levando inclusive algumas espécies ás vias da extinção e por isso eu tenho a impressão que hoje as abelhas "diriam":
"- Precisamos de Heróis!!!"
Por isto coloco-me a disposição delas, eu tenho conhecimentos práticos em desenho, marcenaria, serralheria, mecânica, eletricidade, jardinagem, meio ambiente e conservação e uso tudo isto para "inventar coisas" e vou usar estes "poderes" em defesa delas (as abelhas), e chegara um dia em que quem sabe, uma pequena Jatai olhará aquela figura imóvel e atenta lá no alto em seu posto de vigia e dirá:
"- Meu herói não usa capa..."
Então será missão cumprida.

Meu objetivo será sempre o de divulgar a "causa" das Abelhas Nativas conscientizando a quem eu puder sobre sua importância, lutar pelo seu bem estar e promover a multiplicação de colonias visando a preservação das mesmas.
Quero criar um projeto para Crianças sobre Abelhas Nativas.
Quero promover parcerias com pequenos produtores para polinização de frutíferas.

Aceito sugestões, correções e críticas, tudo o que puder somar para este projeto.

Se eu ficar devendo o credito de alguma foto é só avisar.

Então vamos lá, Lutemos por elas.

3 comentários:

  1. Gostaria muito de acompanhar o blog e receber notificações de atualização.
    Achei muito interessante teu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Inclusive, compartilhei no Facebook.

    ResponderExcluir