sexta-feira, 22 de março de 2019

O que são Abelhas Nativas?


Entende-se por Abelhas Nativas ou Abelhas Sem Ferrão (ASF), insetos da família Apidae pertencentes a tribo Meliponini que se caracterizam por coletar polem, néctar e seiva de flores e outras partes de plantas para sua alimentação e edificação de seus ninhos e algumas formam colônias.

AS ABELHAS NATIVAS SOCIAIS NÃO SÃO PERIGOSAS POIS ELAS NÃO TEM FERRÃO.

Existem também as Abelhas Nativas Solitárias, é certo que talvez a maioria delas possuam ferrão, então temos que ter carinho e cuidado com elas.

As abelhas Nativas do Brasil que são cerca de 1.700 espécies e destas, mais de 400 são sociais, são protegidas por Lei por comporem o patrimônio da biodiversidade brasileira.
É considerado crime ambiental Matar abelhas Nativas ou retirar colônias de seu local original tanto em matas quanto em edificações urbanas, a não ser que seja comprovada a necessidade da remoção por risco iminente da mesma, neste caso será feito um resgate, como por exemplo, no caso da queda da arvore onde está a colonia, por se encontrar em um tronco podre sob risco de queda, caso esteja em muros que devem ser destruídos para novas edificações ou tenha se instalado em quadros de força ou caixas de equipamentos elétricos ou eletrônicos.

As abelhas do Gênero APIS conhecidas como Abelha Europa, Abelha Africana ou Abelhas Africanizadas (todas com ferrão e por isso perigosas), são exóticas á fauna brasileira por isso  não gozam da proteção das leis ambientais e podem ser retiradas, transferidas ou até mesmo dizimadas, porém, são importantes polinizadoras e produzem mel em grande quantidade. Então no caso da necessidade de retirada de algum enxame entre em contato com o Corpo de Bombeiros, normalmente eles tem o contato de apicultores que fazem a retirada e não cobram pelo serviço pois vão utilizar a colônia para produzir e vender mel, afirmo isso por experiencia própria pois já precisei.

A lei que rege a pratica da meliponicuiltura no Brasil hoje é a resolução nº 346 de 16 de agosto de 2004 do CONAMA que está sob revisão a vários anos e há a expectativa de ser atualizada até 2020.

Saiu a atualização da lei fedral que rege a pratica da meliponicultura no brasil, verifique em Resolução CONAMA Nº 496/2020.

A lei Paranaense sobre o assunto é a Lei Nº 19152 DE 02/10/2017.
A regulamentação da Lei Paranaense é a Portaria IAP (Instituto Ambiental do Paraná) nº 06 de 17-01-2019.

São considerados Meliponários (e Meliponicultores) os locais onde se criam Abelhas Nativas para fins comerciais, de estudos, conservacionistas ou recreativos, e apenas meliponários com mais de 50 colônias são obrigados a ter cadastro nos órgãos ambientais ou se tiverem fins comerciais. 

Mas para Instalar Iscas PET é necessário o cadastro, então faça o cadastro de qualquer forma. No Paraná deve-se procurar pessoalmente uma agencia da ADAPAR.

As Abelhas Nativas em sua maioria fazem seus ninhos em qualquer buraco que possa oferecer abrigo de predadores e de intempéries tais como ocos de árvores ou bambus, ocos em paredes ou muros, quadros de energia ou caixas abandonadas, algumas (como as Arapuás) fazem ninhos como as vespas, ou seja, carapaças fixadas em galhos, e outras fazem ninhos em buracos no chão.

O método mais comum para a captura de uma colonia é com a utilização de Iscas PET com atrativo, ou através da divisão de uma colonia já existente em uma caixa de criação, ambos permitidos por Lei.
É proibido dividir uma colonia da natureza.
Obs: já vi casos em que colonias de abelhas foram capturadas em potes de sorvete, eu chego neste nível um dia...

As Abelhas Nativas podem ser criadas em caixa de madeira (sem tratamento) apropriadas a espécie e finalidade. As caixas podem ser compradas ou de fabricação própria.

As espécies de Abelhas Nativas mais conhecidas são: Jatai, Mandaguari, Tubuna, Iraí, Arapuá, Mandaçaia, Mirins, Uruçus.

Em regiões quentes as Abelhas trabalham o tempo todo, já em regiões sujeitas ao inverno (Sul do Brasil por exemplo) elas se preparam para o frio e diminuem a atividade já que também nesta época há uma diminuição a oferta de "pasto apicloa" (floradas).

Os perigos que as Abelhas Nativas correm são por ataque de Humanos, outras abelhas, formigas e Forídeos.

E por que as Abelhas Nativas são importantes?
As Abelhas Nativas produzem mel em pouca quantidade comparado as APIS mas com sabores muito peculiares, também produzem própolis, polem, cera, mas principalmente, porque são os melhores polinizadores entre todos, e somos totalmente dependentes destes polinizadores muito mais do que podemos imaginar pois, o vento poliniza e as borboletas e beija flores também mas em quantidade de agentes a capacidade de cobertura nada se compara ás abelhas e se elas desaparecerem a crise alimentar será tão grande que acredito piamente que a vida humana se extinguirá.

Eu apoio e divulgo o trabalho do grupo SOS Abelhas Sem Ferrão.
Há um bom grupo de discussão no Facebook, procure por: "SOS Abelhas sem Ferrão (Grupo de Discussão)", é um grupo fechado.

Podemos capturar enxames, dividir, doar, trocar ou vender/comprar colônias desde que seja tudo dentro da lei e da ética, pois o mais importante é aumentar a quantidade de abelhas existentes.

Quer ajudar as abelhas e não sabe como, então divulgue sobre a importância delas, pratique a preservação e plante arvores e jardins, proteja as nascentes e divulgue situações de risco, pois como elas nos ensinam, a união faz a força.

Lutemos por elas.



2 comentários:

  1. Estou conhecendo o site agora, César. Gostaria de parabenizá-lo. Conteúdo bom, bastante incentivador. Queria apenas convidá-lo a observar a produtividade das asf sob outro ponto de vista:
    As abelhas com ferrão formam famílias de até 100 mil indivíduos, e produzem (quando bem) em média 30Kg/ano. Isso dá uma produção de 0,3g/abelha. Já uma jataí forma grupos de cerca de 3 mil abelhas e produz em torno de 1.5Kg/ano. Isso dá uma produção de 0,5g/abelha.
    Então, quem produz mais? Ainda podemos destacar que a jataí não é a mais produtiva, embora seja a mais comum.
    Borá: 5 mil indivíduos, 5Kg/ano.
    Tubuna: 10 mil indivíduos, 4Kg/ano.
    Uruçu: 3 mil indivíduos, 8Kg/ano.
    Mandaçaia: 400 indivíduos, 2Kg/ano.
    Manduri: 200 indivíduos, 2Kg/ano.

    Obrigado pela divulgação do seu trabalho! Estou à disposição.

    ResponderExcluir