segunda-feira, 1 de abril de 2019

Iscas PET

Um dos métodos mais populares de captura de enxames é com a utilização de Iscas PET, pode-se fazer com caixas definitivas também mas o custo seria muito alto.

As condições que o local deve oferecer são pouca ou nenhuma luminosidade, proteção contra o frio e a chuva e proteção contra predadores, deve simular o oco de uma arvore ou muro e a Isca PET é bem eficiente para isto e com um custo muito baixo.

Durante a enxameação algumas campeiras já tem a localização de locais apropriados para novas colonias e a Isca PET oferece excelentes condições para o desenvolvimento de uma, então quanto maior a quantidade de iscas instaladas maiores serão as chances de captura de enxames.

Há muitos videos e tutoriais pela internet afora sobre fabricação de Iscas PET mas basicamente é assim:
Utiliza-se uma garrafa PET de dois litros (ou maior) de cor escura (verde!!!), faça alguns furos no fundo da garrafa para liberar a umidade. 
Faça uma manta grossa de jornais (umas 6 folhas) e enrole na garrafa prendendo com fita adesiva, deve ficar bem firme e cobrir toda a garrafa.
Veja aqui o método que uso para fabricar as Iscas PET.
Aplique o atrativo de sua preferencia na parte interna da garrafa.
No gargalo da garrafa pode-se colocar uma curva de cano de PVC ou fazer um "Pito" de madeira.
Coloque uma lona plastica preta e aplique fita novamente. Assim ela pode ficar "no tempo".
Fica mais ou menos assim.




Coloque a isca em um local que julgue apropriado, longe dos olhos de curiosos e aguarde, minha primeira isca pegou com uma semana na época de enxameação.

Sempre perguntam se dá para capturar direto na caixa, sim já aconteceu comigo algumas vezes, a questão é que pelo custo, a quantidade de iscas PET que podem ser feitas é muito maior e podem ser colocadas em locais em que uma caixa dificilmente duraria muito pela questão dos vândalos, as vezes uma Isca PET passa despercebida e se ela for roubada / vandalizada o prejuízo é pequeno.

3 comentários:

  1. Olá,
    Espalhei umas iscas perto de uma colônia e gostaria de saber, caso elas ocuparem a isca, quanto tempo devo esperar para levar para outro local e como faço o traslado?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Eu deixo pelo menos um mês após a captura. Como faço minhas iscas com um joelho de 3/4, eu faço pequenos furos numa garrafinha PET para elas respirarem, destas de guarana 230 ml e coloco no bico do joelho, faço isso a noite e mudo de lugar, se o dia foi de chuva acho melhor ainda, a chance de todas as abelhas estarem dentro da isca é bem grande, e outra coisa, não deite ou vire a isca, mantenha ela na posição em que estava.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta!
    Ontem fui conferir as iscas e tem uma ocupada, vou acompanhar e assim que der o tempo farei o transporte como indicou.

    ResponderExcluir