quinta-feira, 4 de abril de 2019

Caixas para criação de Abelhas Nativas

A caixa para criação de Abelhas Nativas deve proporcionar um ambiente parecido com o oco de uma arvore ou o oco de um muro, que são os habitats mais comuns para as abelhas. Eu já vi colonias em estruturas de portão, compressor de geladeira, cabaças e quadro de energia, ou seja, elas precisam simplesmente é de um buraco para morar.
Então a caixa que elas vão morar deve proporcionar o mesmo "conforto" de um buraco oco, ou seja, proteção contra os intempéries (sol, chuva, frio ou luz) e contra predadores.
A caixa escolhida deve ter o tamanho adequado para cada espécie e não adianta fazer muito grande, elas não vão usar se não quiserem.
Ao escolher uma caixa deve-se levar em consideração a finalidade, se é apenas "hobby", para multiplicar colonias ou explorar o mel.
Com o uso cada meliponicultor acaba gostando mais dessa ou daquela.

OBS: quando eu afirmo que isso fica aqui e aquilo fica ali é baseado nas minhas observações, se elas resolverem fazer diferente elas fazem, são elas que mandam.

MODELOS

Caixa VERTICAL
É uma caixa com um buraco de entrada e sem divisões, é mais recreativa.


É o mais próximo do que seria o oco de uma árvore, a entrada fica por baixo próximo do ninho e os potes de mel ficam por cima.
Não há muito o que manejar então escolha ela se quiser apenas contemplar, dá pra fazer umas gracinhas nela como telhadinho, desenho de portas e etc, vou fazer umas assim para dar de presente.

Caixa Horizontal
Mais usada no norte / Nordeste (meliponicultura raiz).
Para extração de mel e com manejo mais complicado, dizem.


É destinada a exploração do mel, durante o acumulo de mel o furo lateral fica tampado e na colheita o bujão é retirado, coloca-se a caixa um pouco inclinada pendendo para o lado do furo e fura-se os potes de mel com um palito e o mel sai pelo furo.

Caixa INPA
Eu gosto mais deste, é um sistema modular e de fácil manuseio. Fácil para retirar o mel, basta retirar uma melgueira e manusear o mel, e fácil para divisão de colonias, levando em consideração que os módulos sejam iguais.

Vou fazer as minhas com espessura de 3 a 4 cm para maior conforto térmico.

Caixa AF
É uma caixa INPA dentro de outra caixa.


Presumo que a vantagem seria de oferecer maior conforto térmico e estabilidade.

MATERIAIS
As caixas podem ser feitas em madeira mas já vi casos em que foram feitas de cimento.
As primeiras que eu fiz foram de pinus  e a madeira estava verde ainda então as caixas mofaram e entortaram, as próximas vou por a mão no bolso e fazer de cambará. Eu tenho um pouco de madeira de demolição e vou usar também.
A madeira não pode ter tratamento químico contra cupim e não é recomendado o uso de compensados ou MDF.

PODE PINTAR?
Sim, pode.
As caixas compradas prontas já vem com uma camada de proteção, que é feito industrialmente em um banho de cera de Apis derretida misturada com óleos vegetais e até com Querosene ou parafina.
Eu ví uma receita de verniz ecológico que é feito de própolis dissolvido em álcool, a aplicação é feita por imersão.
Eu já usei Tinta esmalte sintético por fora e deixei secar por 6 meses, as abelhas toparam.
Dá pra usar verniz a base d´água por fora também.
Por dentro eu gosto de "encerar" a caixa, eu já fiz derretendo numa panela cera de Apis com óleo de soja e aplicava com um pincel mas achava meio complicado de lidar, a camada ficava muito irregular, depois eu "flambava" com uma tocha a gás para penetrar a cera na madeira.
Hoje estou testando outra técnica, coloco cera de Apis para diluir em álcool e na hora de aplicar com um pincel misturo com óleo de mamona, fica mais fácil de aplicar mas meio farelento, ai eu taco fogo no álcool e a cera derrete, fica um resultado até legal vamos ver se as abelhas aprovam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário